Fale Conosco
Na noite desta quarta-feira, 19, mais de 80 empresários participaram de encontro com o gestor comercial do CDL-POA, Paulo Borba. Na ocasião, o presidente do SCPC Ijuí, Rubem Härter, saudou os presentes e salientou a relevância do trabalho do SCPC e suas ferramentas para auxiliar a recuperação de crédito das empresas.
Paulo Borba contextualizou o cenário econômico brasileiro nos últimos 30 anos e falou sobre as mudanças ocorridas desde o Plano Real. “O brasileiro passou a conviver com uma inflação acumulada de 5% ao ano, realidade extremamente diferente dos 82% de inflação ao mês registrado na década de 1980”.
Com a mudança do comportamento da família brasileira e a entrada das classes C e D no mercado de consumo, o perfil do consumidor se modificou. Os negócios aumentaram e a oferta de crédito aqueceu o mercado. “Conceder crédito implica em aceitar riscos. Para minimizar o risco o empresário deve ter políticas de crédito adequadas e estabelecidas”, salientou Borba.
Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito mostram que Ijuí demora em média 166 dias para registrar o cliente inadimplente no SCPC, período superior a Porto Alegre que registra em 59 dias. “A recuperação de crédito em Porto Alegre chega a 65,74%, ou seja, a cada 100 clientes registrados 65 efetuam o pagamento em até 30 dias após a inclusão na base de dados”, disse Borba. Já em Ijuí, a cada 100 clientes registrados apenas 34 efetuam o pagamento em até 30 dias da inclusão.
Paulo Borba alertou os empresários sobre o assunto e observou que se em Ijuí o período de inclusão for menor a recuperação de crédito poderá ser maior.
Publicação: 20/03/2014
Fale Conosco
Venha até nós
Fale Conosco
Venha até nós