Fale Conosco
O vice-presidente da Federasul, Rubem Härter, participou, nos dias 02 e 03 de abril, em Brasília, do 1º Fórum Nacional CACB Mil.Participaram do 1º Fórum Nacional CACB Mil o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli e a presidente Dilma Rousseff. Também prestigiaram o início das atividades o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barretto.Cairoli falou sobre o cenário econômico atual de desaceleração do crescimento e as dificuldades enfrentadas por empreendedores de pequeno porte. “Ser pequeno não é o problema. O problema é estar sozinho”, disse, ressaltando a importância de parcerias realizadas com o Sebrae. “Nossa grande ambição, senhora presidenta, é conseguir fazer com que as empresas, especialmente as micro e pequenas, que são a absoluta maioria de nossos filiados, encontrem solo fértil para prosperar”.
De acordo com o presidente da CACB, os micro e pequenos empresários simbolizam uma força invisível de repercussão significativa. “Apenas no que se refere ao universo das micro e pequenas empresas, somos responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto, pela geração de 80% de novas vagas de trabalho nos últimos 10 anos, e de 52% das carteiras assinadas”, informou. Disse ainda que, em breve, as MPEs chegarão a 13 milhões de optantes no Simples. “Somos, senhora presidenta, protagonistas de um desempenho exemplar”, defendeu.
Em seu discurso, Dilma Rousseff ressaltou a importância de se estabelecer debates para atender as demandas da classe empresarial. “Quanto mais estivermos perto da demanda, quanto mais pudermos trabalhar e discutir, melhor será a nossa agenda e as nossas realizações. Eu acredito na força do pequeno município, da micro e pequena empresa, da pequena propriedade, dessa classe empreendedora que sustenta nosso movimento. Que este Fórum seja o primeiro de muitos e que nós possamos sempre escutar, dialogar e conviver”, afirmou.
Já o ministro Afif Domingos, em sua palestra realizada no primeiro dia do evento, afirmou que as MPEs devem receber, por obrigação constitucional, tratamento diverso ao dado às grandes empresas. De acordo com Domingos, o plano de ação da Secretaria da Micro e da Pequena Empresa é baseado em três colunas de sustentação: simplificação do Simples, aumento da renda das MPEs e realização do Simples trabalhista.
O ministro explicou ao público de quase duas mil pessoas que é necessário saber os direitos constitucionais da classe empreendedora. “Está na Constituição Federal, artigo 179º, que o tratamento diferenciado dispensado às micro e pequenas empresas é obrigatório. O tratamento diferenciado é obrigação. Nosso mantra é ‘pensar simples é obrigação’. A grande revolução desse país virá dos pequenos, não dos grandes”, sentenciou.
Fonte: CACB
Publicação: 07/04/2014
Fale Conosco
Venha até nós
Fale Conosco
Venha até nós