Fale Conosco

55 3332 9950

Criação de um Ambiente Empreendedor

  • 3 de junho de 2015
assoc

Criação de um Ambiente Empreendedor

“Nada acontece sem empreendedores – o que é empreendedorismo? Esta palavra significa fazer, realizar, o empreendedor não espera que alguém lhe diga o que fazer, ele age como sendo o responsável pela solução do problema”. (José Alberto Sampaio Aranha) Nossa região sempre foi marcada pelo protagonismo de sua gente em construir um futuro melhor. Agora mesmo um conjunto de Instituições está promovendo e articulando um grande esforço no sentido de criar um Ambiente Empreendedor para nós, nossos filhos e para todos aqueles que se sentirem motivados a crescer desenvolvendo este território.

Diferentes ações estão sendo realizadas em Ijuí e na região a partir da carta assinada na 7ª Tec.E.Inova, realizada em setembro de 2014, e muitas outras estão sendo articuladas.

A partir da união e do trabalho conjunto entre Amuplam, Prefeitura de Ijuí, Unijuí, Sindilojas, ACI, Codemi, Corede, Sebrae e Comrural, trazemos aqui um primeiro material com as primeiras informações oficiais desse movimento que visa constituir na região um grande ambiente empreendedor com um trabalho abrangente mas articulado.

Nossas escolas, berço de grandes lideranças

Nove escolas de ensino fundamental da rede municipal de Ijuí já estão inseridas ao Projeto Jovens Empreendedores: primeiros passos (Jepp), do Sebrae. Na prática, são 1,1 mil alunos e 37 professores desenvolvendo ações em sala de aula. A partir de uma formação empreendedora dos docentes, o aluno é estimulado a ter um comportamento empreendedor, cultura de cooperação, inovação, sustentabilidade, ética e cidadania.

Nesses primeiros meses de trabalho, o resultado já é extremamente positivo: o bom andamento do projeto é um passo para a consolidação do empreendedorismo nas escolas.

O Jepp também está sendo iniciado nos municípios de Ajuricaba, Nova Ramada, Pejuçara, Augusto Pestana e Panambi. Para o ano de 2016 envolverá também Coronel Barros e Condor.

Nossa universidade, uma grande parceira

Consciente da responsabilidade em contribuir na formação de um perfil empreendedor em nossos jovens, a Unijuí está implementando a primeira “Olimpíada do Empreendedorismo” que acontecerá com os alunos da Unijuí nos meses de agosto e setembro. Serão quatro etapas: sensibilização, formação de times, capacitação e banca final. A metodologia que será utilizada é baseada nos conceitos lean startup, desenvolvimento de clientes, business model Canvas e design thinking. A iniciativa visa à criação de um ecossistema de empreendedorismo regional.

Nosso comércio

Movimentando nossa economia, o comércio está organizando um conjunto de debates, com diferentes segmentos da sociedade sobre o comércio tradicional e o comércio virtual. O comércio eletrônico é um movimento da nova sociedade e não é possível ignorá-lo. Ele deve ser considerado na formulação e implementação das estratégias de cada comerciante de nossa região.

Temos de aproveitar os diferenciais em termos de serviços, preços, variedade e, principalmente, conhecimento e capacidade de interação com nossos clientes, como elementos estruturantes de nosso fazer.

Neste mesma linha o Sindilojas está desenvolvendo uma plataforma virtual para a comercialização de produtos das lojas de Ijuí e região pela internet com o objetivo de alavancar o comércio local. A previsão de abertura desse comércio virtual é para o mês de junho.

Mais que uma cidade, o desenvolvimento de uma Região

Temos a obrigação e o compromisso de conhecer nossa região como ninguém. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior do noroeste gaúcho estão constituindo o Centro de Informação e Análises Socioeconômicas do Noroeste Gaúcho para desenvolver um sistema de compilação, organização e análise de dados econômicos primários da região para, a partir dessa iniciativa, construir ações em conjunto e criar possibilidades de ampliação da competitividade da região.

O Centro será viabilizado por meio da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), atualmente vinculada à Unijuí, e deverá possuir uma estrutura em rede composta pela Unijuí, Unicruz, Setrem, Fema e Fahor.

Para o dia 2 de junho, às 14 horas, está marcada uma reunião de trabalho no município de Santa Rosa para a continuidade das definições sobre o projeto.

Conhecer as potencialidades e gargalos regionais é um dos objetivos do Diagnóstico Econômico Territorial (DET), que está sendo conduzido pelo Sebrae no Noroeste Colonial, sendo que os resultados serão apresentados no mês de julho. O projeto consiste no mapeamento da região no que diz respeito aos aspectos; análise de cenários: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; indicadores socioambientais; e identificação de fugas de capital.

Tal diagnóstico será feito a partir da análise de informações existentes sobre a região e visitas aos municípios com o objetivo de conhecer o contexto regional.

Isto é somente o início

Estamos articulando a Sensibilização, o Conhecimento e as Ações. As boas iniciativas devem ser incentivadas e articuladas de modo a gerarmos um real impacto no desenvolvimento. É fundamental sabermos das boas iniciativas de nossa região e concatenarmos todas em um grande projeto de desenvolvimento. Próximas ações:

– No dia 5 de agosto acontecerá o evento Workcred promovido pelo SEBRAE, das 8h30min às 18 horas, na Unijuí, com estimativa de púbico de 300 pessoas. O evento tem o objetivo de apresentar aos participantes os principais canais de captação de recursos para projetos de inovação em Micro e Pequenas Empresas e mostrar alternativas de elaboração de projetos e negócios com viés inovador.

– A ACI está com a seguinte programação para os meses de Junho e Julho:

· 17, 19, 20, 22 e 24 de Junho – Líder Coach – Realização Humana e Gestão de Pessoas

· dias 27, 28, 29, 30 e 31 de Julho – A Arte de Vender – Dobrando seu poder de persuasão e seus lucros – Gestor José Luis Eidt

Além destes eventos, cada instituição está organizando um conjunto de ações que serão divulgadas nos próximos informativos.

Para mais informações acesse o portal das entidades participantes.

“Ao abrir a janela e olhar para fora, precisamos olhar ao nosso redor, o que existe no nosso lado e o que nos incomoda. Percebendo isto o que podemos fazer para melhorar nosso mundo, nossa cidade?” (José Alberto Sampaio Aranha)

Publicação: 03/06/2015