Fale Conosco

55 3332 9950

ACI quer retomar parceria em cursos com Senai

  • 16 de maio de 2023
senai

Durante a programação de agendas de aproximação com os agentes locais do Sistema S, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) recebeu no dia 9 de maio, a visita do coordenador regional do Senai, Rogério de Bairros acompanhado do agende de Mercado do Senai Alessandro Neumann. Eles confirmaram que a mudança da estrutura de cursos do Senai para o município de Panambi, em maio de 2019, foi devido à baixa arrecadação compulsória por parte da indústria de Ijuí, sendo que seria necessário ter 12 turmas para manutenção da unidade, o que não estava acontecendo.

O presidente Glademir Zanette lamentou esta mudança, o que se torna prejudicial para os empresários que pagam a arrecadação do Senai, mas não conseguem acesso aos cursos no município, tornando muitas vezes inviável ter que mandar funcionários para Panambi. Lembrou ainda que a mudança torna ainda mais difícil para indústria de Ijuí manter as cotas exigidas de Jovem Aprendiz. “Entendemos a situação, mas queremos trabalhar para que o prejuízo seja o menor possível, por isso estamos dispostos, enquanto associação, a estudar um modelo de parceria entre a ACI, o Senai e o poder público, para que possamos retomar uma agenda permanente de cursos em Ijuí”.

Rogério considerou que existe essa possibilidade de montar turmas em Ijuí. “Nós podemos nos responsabilizar pelos cursos, desde que tenha um local e o número mínimo de alunos para a contratação de professores. Podemos manter cursos que não exijam laboratórios mais complexos”, avalia destacando que é uma orientação da Fiergs que o Senai dê continuidade na aprendizagem mesmo em cidades que não tem a escola sede. O diretor explicou que atualmente alguns convênios são realizados com a prefeitura para a prestação de cursos itinerantes que são realizados pelos caminhões. “Esses, temos uma agenda definida e devem continuar acontecendo em Ijuí”, disse.

Após a reunião, ficou estabelecido que ACI e Senai vão continuar esta agenda de trabalho, buscando tanto o local para realização dos cursos, como a divulgação do Senai nas escolas. “Precisamos levar ao jovem o conhecimento de que a indústria não é aquele serviço como antes, de chão de fábrica, que as tecnologias hoje são muitas, o que mudou muito o ambiente de trabalho, então é uma questão cultural de despertar nos adolescentes o conhecimento deste mercado”, disse Rogério.

O presidente Glademir Zanette confirmou que a pauta já foi apresentada ao prefeito Andrei Cossetin e ao secretário de Desenvolvimento Luiz Schirmann que se comprometeram em avaliar o melhor local para a realização dos cursos. Já por parte da ACI, a diretoria vai criar uma frente de trabalho buscando o mapeamento das indústrias e as demandas, para organizar a agenda de cursos.