Fale Conosco
Uma reunião integrada entre Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) e Sindilojas foi realizada hoje, na sede da ACI para debater a implantação do Instituto Federal Farroupilha em Ijuí. A agenda foi organizada pelo vereador Adalberto Noronha que trouxe o diretor do campi IFF Panambi, Jorge Fonseca, para apresentação do projeto do Instituto.
Participaram da reunião o presidente da ACI, Glademir Zanette e os vices Juliano Beck, Carlos Ludwig e Rodrigo Gelatti. Do Sindilojas, participou o presidente Juarês Neme da Costa acompanhado dos diretores Rodrigo Rodrigues e Joselei Kuff, além do presidente do CDL Clóvis Rorato de Jesus.
Na oportunidade o vereador Beto agradeceu ambas as entidades pelo espaço, por se tratar de uma pauta importante e que atinge os empresários, que é a qualificação para o mercado de trabalho. Ele posicionou os presentes sobre o andamento do processo de implantação de novos campi e da importância de que Ijuí apresente oficialmente seu interesse, decisão que deve ser tomada pelo prefeito até final de agosto, para que o projeto seja contemplado na Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda este ano, para investimentos em 2024. “Existe uma visão estratégica para implementação do Instituto e Ijuí está dentro desta visão. É uma oportunidade de desenvolvimento, nosso foco é a questão econômica do município oferecendo cursos de qualificação e graduação para estudantes sem condições financeiras”.
Jorge Fonseca explicou que o principal objetivo do Instituto é a educação profissional e práticas aplicadas para desenvolver projetos. “Temos cursos integrados ao Ensino Médio com duração máxima de três anos, manhã e tarde e cursos subsequentes, para quem já terminou o Médio, com duração de um ano e meio, além do curso tecnólogo graduação e licenciatura de três a três anos e meio”, informou destacando ainda os FIC que são cursos mais curtos, solicitados pelas próprias empresas para qualificação dos colaboradores.
Glademir Zanette reforçou que se trata de uma demanda que merece o apoio das entidades. “É importante apoiarmos todas as iniciativas que possam desenvolver Ijuí, nosso comércio e nossa indústria, desde que sejam investimentos que realmente atendam as necessidades daqui”, considerou.
Jorge afirma que o diálogo com as entidades para entender as suas demandas deve ser permanente para o desenvolvimento do modelo a ser implantado. “Essa aproximação é muito importante, vejo Ijuí como um polo educacional e o instituto só tem a somar”, avalia.
O presidente do Sindilojas ressaltou a importância de que a vinda de um instituto esteja totalmente alinhada com a demanda que existe no município. “Isso podemos medir pela empregabilidade gerada a partir dessa qualificação, por isso essa avaliação deve ser permanente”, disse.
A próxima agenda será no dia 16 de junho quando será realizada uma reunião entre a reitora do IFF, Nidia Heringer, e o prefeito Andrei Cossetin. Já no dia 22 de junho será realizada uma audiência pública, às 19h na Câmara de Vereadores.
Fale Conosco
Venha até nós
Fale Conosco
Venha até nós