ACI sedia audiência pública sobre rodovias

• 1 de dezembro de 2023
audiencia 1

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu nesta sexta-feira, dia 1º, uma Audiência Pública, para debater a atual situação das rodovias ERS 218 e RS 514, na região Noroeste Colonial do Estado. O Requerimento de Audiência Pública n.º 10/2023, foi proposto pelo deputado Gerson Burmann, e aprovado pela Comissão ainda em junho.

Estiveram presentes prefeitos dos municípios da região, bem como vereadores e representantes da comunidade que residem nas proximidades das rodovias e que há anos lutam por melhorias.

Representando o Executivo de Ijuí, o vice-prefeito Marcos Barriquello esclareceu que as manutenções das rodovias estaduais não competem ao município e qualquer investimento pode ser questionado pelo Tribunal de Contas. “Essas rodovias estão em condições intransitáveis e precisam de um processo de revitalização, não só na parte de cascalho, mas precisamos pensar na questão da drenagem pluvial”, alertou sobre a possibilidade de recorrência dos problemas caso não seja avaliado o escoamento das chuvas.

Barriquello também destacou a importância da sociedade se mobilizar, já que trata-se de um projeto a longo prazo. “A RS 218 liga praticamente toda a região Celeiro, então é um grande região que seria beneficiada”, disse informando que o município vai fazer um projeto para que a obra seja licitada incluindo recursos do Município e Estado.

O vice-presidente de Agronegócio da ACI, André Bigolin,  também falou sobre a importância desta demanda. “A ACI tem muito interesse em debater essas demandas, principalmente pelo apoio ao empresário rural. Essas estradas têm uma relevância para todos os segmentos, mas sem dúvida o agronegócio é que mais necessita dessas estradas porque elas cortam as lavouras”, alertou sobre o transporte tão necessário para esses 9 km de asfalto.

O deputado Burmann avaliou o encontro como positivo para acelerar os processos de melhoria. Após o debate ficou definido o encaminhamento de uma operação tapa buraco na RS 514. “O Estado alocará R$ 2 milhões para continuar a Operação Tapa-buraco e ainda vamos solicitar uma audiência na Secretaria de Logística e Transportes com o secretário Juvir Costella para reivindicar o recapeamento total da rodovia”.

Já com relação à ERS 218, foi avaliada uma recuperação emergencial. “Na segunda-feira, o engenheiro Pierre da Construtora Continental visitará a usina da Ceriluz para obter cascalho visando uma recuperação emergencial da rodovia de chão batido. As prefeituras de Ijuí e Catuípe serão responsáveis pela execução dos projetos nos trechos de Chorão e Catuípe, assim como no contorno de Catuípe. Para posteriormente, buscarmos o asfaltamento junto ao estado”, afirma Burmann. Com reação à mobilização para recursos, a ideia é ampliar as parcerias. “Após a conclusão dos projetos, faremos uma mobilização para entrar em contato com empresas locais e da região (Ijuí, Catuípe, e arredores) para arrecadar recursos. Pretende-se adaptar-se a um programa do governo estadual onde as empresas podem destinar 5% do valor do ICMS específico para a obra da ERS 218”, concluiu sobre os encaminhamentos.