Fale Conosco
Na manhã desta sexta-feira, 16, cerca de 80 empresários participaram do Café da Manhã promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí. O consultor em Gestão Estratégica e Gestão Financeira e sócio da empresa IDAX – Consultoria de Sucessão Familiar, Flávio Cazarolli, falou sobre sucessão nas empresas familiares, tema bastante recorrente na gestão empresarial.
O presidente da ACI, Walter Joel de Moura, destacou a relevância da temática em sua saudação. “Este tema foi sugerido pelo Departamento do Jovem Empresário. A entidade preocupa-se em atender as demandas da classe empresarial através de momentos como este, onde podemos trocar nossas experiências e ideias”.
Flávio apresentou os pontos que devem ser entendidos para a construção de um processo sucessório tranquilo e com resultados positivos. Ele destaca quatro áreas para dar seguimento ao plano de sucessão: assegurar o controle do negócio pela família; preparar os sucessores; planejar a transferência do patrimônio; e profissionalizar a gestão.
Flávio Cazarolli salientou que todo o patrimônio tem herdeiros, mas poucos tem sucessores. O palestrante apresentou dados estatísticos que apontam que 96% dos negócios são familiares, porém 70% são extintos já na segunda geração e somente 15% chegam à terceira geração de forma unitária. Além disso, das 100 maiores fortunas do mundo, 20% são herdadas e 80% foram construídas.
O desafio para o processo de sucessão ter êxito é promover cooperação e comunicação entre gerações e administração de conflitos. “Para tratar conflitos é importante iniciar o processo de governança corporativa desde cedo, criando normas e regras de convivência, interação e limites entre os sistemas família, acionistas e empresa. Formalizar as relações diminui os conflitos”, disse.
Para dar continuidade ao processo sucessório a empresa deve ter um plano de sucessão (planejamento de cargos, carreira e aposentadoria), gestão de patrimônio (avaliação de bens, proteção patrimonial, planejamento tributário, transferência patrimonial) e gestão da sociedade (profissionalização da gestão, governança empresarial e familiar).
Charles Lucchese, presidente do Departamento do Jovem Empresário, encerrou o evento e salientou a importância dos jovens participarem da entidade. “A ACI é a casa do empresário. Devemos participar da entidade e ter aqui nosso espaço para debater ideias e sugerir novas alternativas e parcerias”. Charles entregou um mimo ao palestrante Flávio Cazarolli.
Publicação: 16/05/2014
Fale Conosco
Venha até nós
Fale Conosco
Venha até nós