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Sob a coordenação da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, através do deputado estadual Gerson Burmann, foi realizada na sexta-feira, dia 19, a audiência pública de apresentação do projeto das paralelas da BR 285 que circundam a via urbana de Ijuí, inserido na duplicação da BR 285, trecho Panambi-Entre Ijuís. O evento teve participação expressiva, tanto de entidades como de lideranças políticas que já há algum tempo têm atuado na busca destas melhorias viárias. A Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) esteve representada pelo vice presidente Rodrigo Bonfada, além de vários empresários que integram a diretoria ampliada da instituição. “As paralelas são um grande marco para nossa cidade e região e a ACI, trabalhando pela melhoria no empreendedorismo da cidade, tem convicção que esta obra vai agregar muito valor econômico e social, trazendo novos investimentos, e colocando Ijuí no marco do desenvolvimento”, destacou. O prefeito Andrei Cossetin também participou da audiência e aproveitou a oportunidade para solicitar apoio. “Precisamos somar esforços para que a obra saia do papel”. Já o secretário de Governo e diretor da ACI Luis Francisco Schröer enfatizou que o evento mostrou a importância do diálogo para defender pleitos coletivos como esta obra. “Vivemos um momento de integração para atender a comunidade que luta há três décadas pela solução deste gargalo de desenvolvimento e por uma questão mais importante ainda, as vidas das pessoas que circulam e trabalham nesta via”, disse enfatizando que é preciso agilidade e união até o final da obra.
A necessidade da obra de duplicação do trajeto foi reforçada pelo inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Vilmar Keske. “Precisamos dar mais fluidez aos mais de 13 mil veículos que rodam em dias úteis neste trecho, é um número muito expressivo para uma via simples, por isso a necessidade de que esta obra seja realizada principalmente para solucionar este gargalo e dar segurança ao tráfego”.
Após a apresentação do projeto pela empresa Ecoplan Engenharia, de Porto Alegre, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, explicou qual o atual trâmite em que se encontra o projeto de duplicação da BR 285. Ele explicou que como trata-se de um projeto executivo, há a possibilidade de alternar a delegação, mantendo as etapas de licitação, avaliação ambiental e do projeto no Rio Grande do Sul, o que pode agilizar o encaminhamento da licitação. “A partir deste projeto que foi apresentado, solicitamos a delegação para que possamos encaminhar, no Estado, o edital, processo que deve levar em torno de 30 dias. Neste período, o edital já está sendo elaborado, então o próximo prazo fica por conta da legalidade do edital que deve ter avaliação também em 30 dias, o que nos dá a perspectiva de que em 60 dias possamos publicar este edital”, disse considerando que o mais importante é que a rubrica de gastos já está contemplada na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano com recursos em torno de R$ 15 milhões. “O importante é que vamos entrar no cronograma do governo ainda no segundo semestre, e com a previsão de iniciar a obra no verão, melhor época, já que trata-se de uma obra aberta”, considerou reiterando que o edital deve permanecer aberto por 45 dias, após a empresa deve ser definida.
Por parte das lideranças políticas, os discursos foram de compromisso na busca de recursos, principalmente através de emendas, para subsidiar o orçamento desta obra de grande porte. Participaram os deputados federais Bohn Gás, Pompeo de Matos e Dionísio Marcon, e os deputados estaduais Gerson Burmann e Rafael Braga. O projeto tem projeção de gastos em torno de R$ 255 milhões e previsão de execução em três anos, sendo 29% das obras concluídas no primeiro ano, 54% no segundo ano e 17% no terceiro ano.
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