Apresentado Citi Hub de Inovação de Ijuí

• 24 de novembro de 2023
hub 5

A Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) foi palco para o lançamento do Citi Hub de Inovação de Ijuí. O evento aconteceu nesta quinta-feira, e reuniu empresários e representantes de várias instituições que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto que já está sendo implementado.

A abertura do evento contou com a participação do CEO da Bruning Tecnometal e presidente do Instituto Agregar Hub de Inovação de Panambi, Angelin Adams. O empresário apresentou o projeto similar que já existe em Panambi e que reúne as maiores empresas do município, instituições de ensino, como a Unijuí e o poder público para desenvolver ações com foco em inovação. Adams relatou sobre a jornada do Instituto Agregar, que iniciou em 2016 e os resultados já conquistados. “O instituto nasceu com um movimento de empresários que acreditavam no potencial dos talentos locais e, mais do que isso, queriam incentivar novos talentos, bem como criar estratégias para que eles permanecessem em Panambi”, afirmou destacando que as primeiras ações foram integradas à Educação e, depois com a Pandemia, o movimento teve que integrar iniciativas para debater questões de saúde. “Com o tempo, cada vez mais fomos aprimorando os nossos objetivos e nossa prioridade foi trabalhar o conceito de inovação, para que todas as ações fossem nesse sentido. Chegamos então a um eixo principal de interesse que seria a inovação no agronegócio, tema que hoje faz parte da maioria dos nossos eventos organizados pelo Instituto em parceria com as empresas que são as suas mantenedoras”.

Após a explanação de Panambi, foi apresentado, através de cases que já estão integrados ao movimento, o Hub de Inovação de Ijuí, denominado Citi Hub, uma parceria entre empresários locais,  Unijuí e poder público. O vice-reitor de Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí Fernando Jaime Gonzáles ressaltou que o Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (Citi),  será um ambiente de inovação físico e online de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras, que vai conectar pessoas, recursos financeiros e tecnologia.

Foram apresentados os cases da empresa Suport D´Leite em parceria com a Dubai, a empresa Aba Control, a Spinoff Scan Box, a Hidroenergia e a Rad Radiologia. Juliano Beck, sócio-proprietário da empresa Aba Control e Grupo Lambari e vice-presidente de Desenvolvimento da ACI aproveitou o momento para sensibilizar os empresários a integrar-se ao projeto. “Só vamos ter sucesso se os empresários se engajarem. Nosso objetivo é que o Citi Hub seja um atalho, para qualquer segmento que tenha interesse em compartilhar experiências e ideias. Hoje todos sabem que alguém, em algum momento, tem que pensar em inovação em qualquer empresa, então nós queremos ter o espaço para criar essas conexões, principalmente para desenvolvimento local”.

O Citi Hub Ijuí tem  a missão de ser um ambiente aberto e conectado, propiciando inovação, desenvolvimento econômico e tecnológico, com o objetivo de, até 2028, alcançar reconhecimento estadual como um centro de inovação dinâmico, promovendo conexões sólidas entre empresários, investidores e a comunidade empreendedora, entregando soluções de valor agregado. Os idealizadores deste projeto são as empresas Hidroenergia, Grupo Lambari, Balmer, Rad Radiologia, Dubai, Unijui e Criatec e a instalação do Citi Hub será na antiga Editora da Unijuí, que será cedida para o projeto.

O planejamento do Hub teve início no mês de maio e durante seis meses os Idealizadores se reuniram nas dependências da Criatec para criar esse empreendimento, passando pela etapa de Canvas de modelo de negócio, Planejamento estratégico, criação e desenvolvimento da marca. Também conheceram os Hubs Instituto Caldeira, Instituto Hélice, Inova Bento e Unidades Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e  Inovação Industrial).