Fale Conosco

55 3332 9950

Ueti propõe comitê para reforçar ações da Capital Mundial das Etnias

  • 3 de janeiro de 2024
ueti 2

Foi realizada no dia 2 de janeiro, na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti), uma reunião com importantes entidades representativas de Ijuí, além do Poder  Executivo e Legislativo, com o objetivo de propor que seja criado no município um Comitê Permanente com o objetivo de discutir e propor estratégias para alavancar e evidenciar o título de Capital Nacional e Mundial das Etnias. A Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) participou da reunião e vai integrar o grupo de trabalho que irá implantar o Comitê no Município.

Responsável pela articulação deste importante encontro, o professor Adelar Baggio esclareceu que o objetivo foi integrar as entidades para que este trabalho seja desenvolvido em conjunto e não através de iniciativas individuais. “Que bom reunirmos todos para iniciar no primeiro dia útil do ano este trabalho, onde todos são convidados a fazer parte deste momento histórico. Que em 2024 tenhamos um ano diferenciado para a cultura e principalmente o turismo”, disse Adelar.

O turismólogo do Município Vanilson Silveira destacou a importância de que o poder público esteja engajado, principalmente para que os projetos saiam do papel. “Precisamos unir a administração pública e a iniciativa privada. Estamos avançando em algumas situações principalmente para lançar alguns produtos e rotas para o turismo”.

O Produtor Cultural Francisco Roloff apresentou alguns projetos importantes que estão em andamento pela Ueti e frisou a necessidade da parceria entre iniciativa privada, comunidade e poder público. Francisco destacou que é importante que todas as instituições se apropriem do título de Capital Nacional e Mundial das Etnias. “Esta é uma conquista para o município, não é um título da UETI, então precisamos unir todas as forças possíveis para em conjunto transformarmos nosso município em um polo internacional de turismo e cultura”, destacou Francisco.

Jonas Sala, presidente da Ueti também reforçou que o objetivo da instituição é promover o relacionamento institucional, principalmente através de parcerias para trabalhar pelo desenvolvimento econômico, cultural e social de Ijuí. Sala finalizou a reunião com a confirmação da criação de um grupo de trabalho para organizar a agenda da visita da Diretora de Turismo do RS – Claudia Mara Borges, que deverá estar em Ijuí, a convite da Ueti de 18 a 20 de janeiro, oportunidade que conhecerá o grupo de trabalho. Além disso, ficou acordado entre os presentes a necessidade de uma mobilização contínua, a qual deverá se manter até a criação oficial do comitê através de uma lei municipal criada para tal fim, oportunidade em que o presidente do Legislativo de Ijuí, Ricardo Adamy, presente na reunião, colocou a Casa Legislativa à disposição do grupo para alinhamento da referida lei. A próxima reunião do grupo acontecerá ainda no mês de janeiro e deverá dar continuidade ao processo. Além das entidades que participaram da reunião outras instituições foram nominadas para integrar o comitê com representantes e serão convidadas para o andamento dos trabalhos.