Representantes da ACI participam do Fórum Macrorregional da Federasul

• 22 de abril de 2024
WhatsApp Image 2024-04-19 at 08.55.23

A mais recente edição do Fórum Macrorregional da Federasul foi realizada nesta quinta-feira, dia 18, em Cruz Alta. O evento reuniu lideranças empresariais das regiões da Produção, Norte, Noroeste Colonial, Médio Alto Uruguai e Alto Jacuí Botucaraí. Uma comitiva representou a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) formada pelo vice-presidente Carlos Ludwing, diretora executiva Maristela Martins, coordenadora de Marketing Marjana Casarotto, representante do Núcleo da Mulher, Tatiane Oliveira e o presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eder Fernandez.

Seguindo o mesmo formato dos encontros anteriores, a programação iniciou com uma reunião de produtos e serviços com executivos e presidentes de entidades. Logo após, a reunião do Conselho da Mulher Empreendedora com núcleos das filiadas na região. Seguindo a programação, reuniram-se com os vice-presidentes regionais, presidentes e executivos de entidades filiadas.

As boas-vindas para o Fórum Macrorregional foi aberta pela presidente da CDL de Cruz Alta, Viviane Bender. Em seguida, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa apresentou uma palestra com o tema “Associativismo Empreendedor: transformando o presente para fortalecer o futuro”, seguido pela fala do vice-presidente de integração, Rafael Goelzer, que abordou o tema “Metodologia da Transformação: promovendo a mudança na prática”.

O Fórum reforçou as discussões sobre a pressão das entidades contra o aumento de impostos pautada por decreto pelo governador Eduardo Leite à Assembleia Legislativa, bem como o alinhamento dos trabalhos das associações em prol do desenvolvimento econômico das suas regiões através de debates com pessoas e entidades que possam prospectar linhas de ação e de planejamento estratégico para o fomento ao empreendedorismo. “Precisamos pensar em ações a longo prazo e subsidiar os nossos representantes políticos com ideias daquilo que entendemos que vai proporcionar um ambiente saudável para empreender, aliando o crescimento econômico com o desenvolvimento social”, destacou o presidente Rodrigo.

O encontro foi encerrado com a palestra da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite sobre o “O salto da mulher”. Simone Leite aproveitou o momento para trazer cases importantes sobre o movimento de transição das mulheres, principalmente no mundo do empreendedorismo. “Precisamos dar as mãos e trabalhar juntas apoiando e inspirando que mulheres ocupem cada vez mais cargos de liderança e sejam reconhecidas pelo seu trabalho em qualquer segmento”, disse reforçando que este suporte é o principal objetivo dos Núcleos de Mulheres que trabalham nas associações a representatividade das mulheres empreendedoras.