Fale Conosco
A Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) tem se mostrado uma defensora ativa dos interesses dos empresários da cidade, promovendo diálogos com a administração municipal em busca de soluções para desafios que impactam diretamente o setor. Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 25, a ACI formalizou dois pedidos importantes ao prefeito Andrei Cossetin, com o intuito de resolver questões relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e à infraestrutura da BR 285, visando promover o desenvolvimento econômico local.
Revisão de Cálculos do IPTU
Um dos pedidos apresentados pela ACI na reunião teve o objetivo de esclarecer os cálculos do IPTU, que, segundo a associação, sofreram aumentos significativos nos últimos anos. A entidade visa discutir e entender melhor os critérios de cobrança do imposto, como a classificação dos bens imóveis e os parâmetros do plano diretor. Segundo o presidente da ACI Glademir Zanette, a entidade reconhece os avanços na estrutura do município, mas destaca que a contribuição das empresas deve se dar, principalmente, por meio dos tributos gerados por suas operações, e não pelo valor de seus imóveis. A associação se colocou à disposição para colaborar no aperfeiçoamento do processo e fortalecer a atração de novas empresas para Ijuí. O prefeito confirmou que o estudo de georreferenciamento servirá para uma nova base de cálculo para a fixação das alíquotas. Assim, ficou acordado na reunião que os empresários terão um encontro com a empresa Geomais para entender as mudanças propostas.
Acesso à Água e Infraestrutura na BR 285
Além da questão tributária, a ACI também trouxe à tona uma preocupação de empresários situados às margens da BR 285, uma das principais vias de escoamento de produção do município. A associação solicitou ao Executivo Municipal que avaliasse as obras de ligação da Corsan, com o objetivo de oferecer água encanada às empresas que investiram em suas instalações naquela região. Glademir destaca que o momento é propício para a realização dessas obras, já que a BR 285 está passando por um processo de duplicação. A canalização da área durante esse período otimizaria tanto os custos quanto o tempo necessário para a conclusão dos serviços, evitando a necessidade de novas obras no futuro. A ACI solicitou que o poder público acompanhasse de perto as obras e incentivasse soluções para minimizar os transtornos e garantir o pleno desenvolvimento das empresas. “Entendemos que a colaboração mútua entre o setor privado e o poder público é fundamental para alcançar resultados positivos, tanto para as empresas quanto para o município como um todo”, enfatizou o presidente.
Fale Conosco
Venha até nós
Fale Conosco
Venha até nós